Produção agrícola: planejando um ciclo sustentável para 2025
10 Dez 2024
Planejar a produção agrícola para 2025 com antecedência é essencial para alcançar melhores resultados em produtividade e sustentabilidade.
Afinal, diante de desafios cada vez maiores no campo, como mudanças climáticas e aumento dos custos de produção, a busca por práticas de otimização torna-se indispensável para os agricultores.
No texto de hoje, vamos te mostrar algumas etapas fundamentais para uma produção agrícola eficiente.
Continue a leitura.
O planejamento é uma das fases mais importantes para otimizar a produção.
Se for bem feito, deve considerar todo o ciclo, desde a preparação do solo, a escolha das sementes e o manejo da irrigação, até a logística de armazenamento.
Isso permite que o produtor se prepare para os desafios climáticos e organize o uso dos insumos de maneira mais eficiente.
Por exemplo, uma estratégia, é realizar a análise detalhada do solo. Assim, é possível escolher cultivos que melhor se adaptem às condições locais, reduzindo a necessidade de insumos adicionais.
Estudos recentes destacam que a frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos, como secas prolongadas e chuvas intensas, estão aumentando devido às mudanças climáticas.
Por exemplo, relatórios do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) indicam que as emissões de gases de efeito estufa estão contribuindo significativamente para o aquecimento global, o que amplifica esses eventos extremos.
O Sexto Relatório de Avaliação do IPCC reforça que com cada aumento de 1°C na temperatura global, há uma intensificação média de 7% na intensidade de chuvas fortes, agravando inundações e afetando a agricultura global
Essas alterações afetam os ciclos das culturas, e elevam os custos de produção, exigindo soluções técnicas e precisas para mitigar os impactos.
Para enfrentar esses desafios, optar por variedades de ciclo curto pode ser uma solução eficaz para garantir o desenvolvimento completo das plantas antes do período crítico.
Além disso, em áreas sujeitas à erosão por chuvas intensas, coberturas vegetais ou plásticas reduzem a perda de solo fértil e a compactação.
O solo é um recurso vital que deve ser preservado com práticas que promovam sua longevidade e produtividade.
Por isso, alternar cultivos melhora a estrutura do solo e previne a disseminação de pragas específicas.
Além disso, introduzir plantas de cobertura, como leguminosas, que enriquecem o solo com nitrogênio e melhoram sua capacidade de retenção de água.
E claro, utilizar materiais como lonas para proteger contra erosão e perda de umidade.
Essas técnicas aumentam a fertilidade do solo e diminuem a necessidade de insumos químicos.
Isso inclui o uso de soluções que aumentem a vida útil da produção após a colheita. Você irá conferir algumas opções a seguir.
Após realizar os passos anteriores, é o momento de otimizar os recursos e insumos.
A eficiência no uso de insumos é um diferencial para reduzir custos operacionais e diminuir os impactos ambientais.
Por isso, utilizar ferramentas como drones e sensores, detectam áreas com deficiência nutricional ou infestação de pragas, permitindo uma aplicação direcionada.
Além disso, sensores de umidade ajustam automaticamente o volume de água, evitando desperdícios.
Você pode também substituir químicos agressivos por soluções biológicas, que preservam o equilíbrio do ecossistema.
Isso inclui o uso de soluções que aumentem a vida útil da produção após a colheita. Você irá conferir algumas opções a seguir.
O investimento em proteção adequada contra fatores climáticos gera retornos diretos ao produtor, aumentando o valor da produção final.
Afinal, a proteção contra intempéries, como tempestades e ventos fortes, permite ao produtor estocar grãos e forragens de forma segura, evitando perdas que geram impactos financeiros consideráveis, dependendo da cultura .
Com produtos como o Extralona, é possível diminuir esses riscos e armazenar produtos até que as condições de mercado sejam favoráveis.
O ciclo agropecuário de 2025 promete desafios, mas para produtores que planejam e utilizam soluções eficientes e sustentáveis, tudo fica mais fácil.
Com os produtos Extraplast, como o Siloplus - silo-bolsa para armazenamento de grãos e forragens de grão úmido, Polywrap - filme agrícola para produção e armazenamento de forragens e Extralona - lona para proteção de forragem em silos trincheiras ou de superfícies é possível aumentar a eficiência de armazenamento e garantir uma produção de qualidade.
Essas soluções ajudam o produtor a enfrentar as exigências do mercado e a otimizar a rentabilidade. Quer saber mais? Entre em contato com a gente.
Feiras Agrícolas que participamos